A noite da última segunda-feira, dia 11, foi de muita troca de experiências no SENAI CTM, em Maringá (PR). Em parceria firmada entre a instituição, a Powermig e o SINDIMETAL, foi realizado o Workshop de capacitação “Os Obstáculos da Robotização Industrial”, voltado para programadores e operadores de robô de solda. O evento contou com mais de 40 participantes e foi ministrado pelo Diretor da Powermig, Juarez Fochesatto.
O workshop de capacitação ainda discutiu temas de grande relevância para o mercado, como a falta de mão de obra na área de solda e o panorama mundial relativo à aquisição de sistemas robotizados.
O projeto tem como objetivo central capacitar profissionais da região para a programação e operação de robôs de solda. Para tal, foi concedido pela Powermig um robô de solda, modelo TM 1400, da marca Panasonic.
A busca e a retenção de profissionais qualificados têm sido um dos maiores desafios das indústrias, sobretudo nos momentos atuais, em que a falta de mão de obra qualificada impacta fortemente as empresas da região norte do Paraná. Neste sentido, o workshop de capacitação visa à entrega de soluções para suplantar esta carência.
Como forma de ampliar o nível de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, de forma a atender às necessidades específicas das empresas associadas, em relação às novas tecnologias de soldagem robotizada, as entidades SENAI e Sindimetal firmaram esta parceria com a Powermig, levando todo o know-how da empresa para os participantes.